Pin It

foto1

Carlos Nina, o Secretário José Luís Carneiro e o presidente do Conselho Deliberativo do Lítero, José Maria Alves da Silva

foto2

O Embaixador Jorge Cabral, Carlos Nina, o Secretário Luís Carneiro, o Vice-Cônsul Francisco Brandão, o Cônsul Abraão Valinhas Júnior e o presidente da Conselho Deliberativo do Lítero, José Maria Alves da Silva.

Os presidentes do Conselho Deliberativo, José Maria Alves da Silva, do Conselho Fiscal, Clésio Muniz, e da Diretoria Executiva, Carlos Nina, do Grêmio Lítero Recreativo Português Lítero receberam, na sede do Clube, na Rua do Sol, no centro da capital maranhense, segunda-feira, 4 de dezembro, a visita do Embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Cabral, do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, e do Vice-Cônsul de Portugal em Belém, Francisco Brandão, que estavam acompanhados do assessor de imprensa Miguel Silva, do Cônsul Honorário de Portugal em São Luís, Abraão Valinhas Júnior, e do presidente da Comunidade Luso-brasileira do Maranhão, Júlio Moreira. Presentes também ao encontro o Conselheiro (Deliberativo) Walkir Marinho, o Coordenador do Centro de Mediação e Arbitragem do GLRP, Rodrigo Bezerra


São Luís foi escolhida pela comitiva para integrar o roteiro de visitas que o Embaixador Jorge Cabral e o Secretário José Luís Carneiro fariam pelo Brasil. Apesar da agenda intensa da comitiva, os visitantes reuniram-se pela manhã com o Governador do Estado, Flávio Dino, que lhe ofereceu um almoço, e à tarde com o Prefeito Municipal de São Luís, Edivaldo Holanda.

hospital portugues

 

Honra e estímulo

fachada litero

Fachada do Lítero

Para o presidente do Lítero, Carlos Nina, a visita ao Lítero teve duplo significado: “Por um lado, o de orgulho, honra e prestígio para o Grêmio, nesse momento em que estamos num difícil e árduo processo de sua reativação, pois se tratam de representantes da República de Portugal, o Embaixador Jorge Cabral e o Secretário de Estado José Luís Carneiro, visitando um Clube que teve suas origens no idealismo e no trabalho de portugueses.”

“Por outro lado, disse Nina, representa estímulo e desafio, porque nos ouviram e manifestaram apoio explícito aos projetos que estamos tentando implementar no GLRP, dentre os quais o de resgate de suas origens e do papel dos portugueses que, através do Clube, contribuíram para o lazer, a cultura, a economia e a política no Maranhão e especialmente em São Luís.”

“Alegou-me perceber que as diretrizes que estamos traçando para o Lítero vão ao encontro das intenções e até da disposição manifestadas por Suas Excelências o Embaixador Jorge Cabral e o Secretário de Estado José Luís Carneiro de apoiar o Clube. Foi, portanto, uma visita honrosa que fortaleceu nossa esperança no soerguimento do Clube, adaptando-o aos novos tempos, como disse o Secretário Luís Carneiro, contribuindo para melhorar o presente e o futuro”, concluiu Nina.

No livro de registro de visitantes do Clube, aberto com a assinatura dos presidentes José Sarney e Mário Soares, de Portugal, os visitantes deixaram as seguintes mensagens:

José Luís Carneiro, Secretário de Estado da República de Portugal:

jose luis carneiro

É com muita honra que tomo conhecimento desta obra social, cultural e recreativa desenvolvida pelo Grêmio Literário em São Luís do Maranhão. O Governo português, por intermédio da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, manifesta a sua disponibilidade para apoiar os seus esforços de adaptação aos tempos novos, mais exigentes do ponto de vista social e cultural.

Bem haja pelo esforço e dedicação.

Jorge Cabral, Embaixador de Portugal no Brasil:

jorge cabral

É para mim uma grande satisfação e uma grande honra visitar o Grêmio Lítero Recreativo Português, na companhia de S. Exa. o Senhor Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, que na última semana iniciou um périplo pelo Brasil, que hoje terminará em São Luís do Maranhão. Viagem que venho acompanhando.

Aqui deixo minha total disponibilidade para colaborar convosco em tudo o que entendam por útil ou necessário.

Francisco Brandão, Vice-Cônsul de Portugal em Belém:

francisco brandao

O nosso reconhecimento e tributo ao trabalho de valorização e enobrecimento da comunidade luso brasileira e da imagem de Portugal no Maranhão.

Bem haja pelo esforço e dedicação. 

 

Galerias de Fotos

Visita do Embaixador de Portugal e do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas ao Consulado Honorário de Portugal em São Luís

Visita do Embaixador de Portugal e do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas ao Grêmio Lítero

Visita do Embaixador de Portugal e do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas ao Hospital Português

Visita do Embaixador de Portugal e do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas à Sociedade Humanitária 1 de Dezembro

Visita do Embaixador de Portugal e do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas jantar

Pin It